23 setembro 2005

Bradesco adapta caixa eletrônico


Auto-atendimento - Bradesco adapta caixa eletrônico
Uma semana após a decisão do juiz da 8ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora, Paulo Tristão Machado Júnior, de que o Bradesco deveria disponibilizar equipamento adaptado para portadores de deficiência, a instituição instalou o caixa de auto-atendimento. No entanto, o equipamento ainda foi considerado sem condições ideais de acessibilidade a este público. Esta é a avaliação do cineasta Franco Groia, que impetrou ação contra o banco e conquistou, além de indenização de R$ 5 mil por danos morais, a exigência de adaptação sob pena de multa diária de R$ 500.
O cineasta compareceu à agência ontem, usou o equipamento e não conseguiu concluir a operação, sem contar com a ajuda de terceiros. Segundo ele, houve o rebaixamento do caixa eletrônico e das teclas usadas para as operações, além do afastamento da base, de maneira que seja possível entrar com cadeiras de rodas. No entanto, acrescentou, ainda há problemas em relação à altura da fenda usada para inserir o cartão e daquela usada para receber os comprovantes de operação. Além disso, a posição do visor também foi considerada inadequada, assim como a rapidez com que são efetuadas as operações, tornando o sistema inoperante para este público. “O equipamento tem que ser aperfeiçoado”, conclui.
O Bradesco, por meio de sua assessoria, informa que a instituição atendeu prontamente a decisão judicial, providenciando a adaptação do equipamento e instalando-o de forma a facilitar o uso por portadores de deficiência física. O banco não se pronunciou sobre as limitações identificadas, nem se pretende recorrer da sentença.

(Jornal "Tribuna de Minas" - sábado, 20 de agosto de 2005)

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