28 setembro 2005

Retrato em branco & preto do cinema

Black and White - Retrato em branco & preto do cinema
As novas tecnologias do cinema digital, por incrível que pareça, estão reforçando a divulgação dos filmes em preto e branco (P&B), na medida em que permitem a transferência de suporte de importantes obras da história do cinema. Surpreendido com esta formação de um novo mercado e com a falta de informação sobre a produção atual em P&B, o cineasta e professor de História do Cinema Franco Groia decidiu criar o "Black and White - Festival Brasileiro de Cinema Preto e Branco". O evento está programado para acontecer em Juiz de Fora, e pretende mapear o que é feito hoje em dia no cinema sem technicolor, além de discutir linguagem, avanços tecnológicos e preservação da memória audiovisual, dando visibilidade para o preto e branco.
“Não sabemos quantos filmes em P&B são produzidos atualmente no Brasil e no mundo, mas temos certeza de sua importância como linguagem. Até hoje, aprende-se cinema realizando em P&B”, afirma Groia, idealizador e coordenador geral do festival, citando grandes obras mais recentes, como “A lista de Schindler” (Steven Spielberg), “Psicose” (Alfred Hitchcock) e “Asas do desejo” (Win Wenders), filmadas sem technicolor anos depois de a cor dominar o cinema e a televisão.

Abaixo a ditadura da cor
“O cinema nasceu preto e branco e mudo. Esta é sua essência, sua linguagem pura”, defende Groia. “Até hoje, os melhores fotógrafos do mundo têm preferência pelo P&B, porque a cor distrai o olhar.” O coordenador da mostra lembra que o primeiro longa colorido foi “O mágico de Oz”. No filme, foram utilizadas as duas tecnologias para contar a história da menina Doroty. Quando o filme mostra a realidade da garota, é usado o P&B. A cor só aparece no mundo da fantasia.
“Há toda uma geração que tem aversão ou estranhamento ao P&B, considerando, erroneamente, estas produções como filmes menores. Averiguei em diversos fóruns e debates sobre o cinema e não encontrei nenhum evento dedicado ao preto e branco. Por isto decidi criar o Black and White”, justifica. Até 28 de maio, na mostra competitiva, podem ser inscritos filmes de qualquer formato, desde que em preto e branco, realizados a partir de janeiro de 2003. Obras anteriores poderão entrar nas mostras paralelas, que incluem clássicos do cinema em preto e branco.
A expectativa de Groia é despertar o interesse dos jovens realizadores, oferecendo a oportunidade de apresentar e discutir filmes diferentes, inovadores e vários clássicos do cinema mundial, norteadores da produção audiovisual em toda a história da cinematografia mundial. Estão programadas mostras de filmes e vídeos, oficinas, encontros e debates, onde serão discutidos os rumos da produção audiovisual e a necessidade de se democratizar o cinema, principalmente o realizado em preto e branco.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.blackandwhite.com.br até o dia 28 de maio

(Jornal "Tribuna de Minas", dia 27 de abril de 2005)

Nenhum comentário: