25 setembro 2005

Pró-Música investe na Sétima Arte


Nos últimos anos, Juiz de Fora ganhou projeção nacional por lançar estrelas no cenário cultural brasileiro. Recentemente, a atriz mirim Lara Rodrigues foi escolhida para interpretar a Narizinho, personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, nesta nova montagem para a TV. Como entidade que busca fomentar a cultura na cidade, o Centro Cultural Pró-Música, em parceria com a Groia Filmes Cinematográfica, realiza neste mês de fevereiro o 1º Laboratório de Atores para Cinema e TV.

O curso será ministrado pelo cineasta Juizforano Franco Groia e terá duas turmas de 20 alunos cada, divididas por faixa etária: uma de 13 a 18 anos e outra, formada por maiores de 18. O laboratório terá duração de uma semana, com carga horária de 16 horas e está aberto para atores, modelos, estudantes e até profissionais comunicação, vídeo, cinema e publicidade.

O objetivo do curso é aprimorar, formar futuros atores e, também, desenvolver fundamentos para direção de atores em cinema e vídeo. Os temas centrais foram divididos em 5 módulos: a função do diretor; seleção de elenco e testes; técnicas de preparação do ator; marcações e direção no set; planos, cortes e montagem. Além disso, estão previstas várias demonstrações e exercícios.
Franco Groia é o único cineasta da cidade que pertence a Associação Brasileira de Cinematografia, com sede no Rio de Janeiro. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atua como produtor independente desenvolvendo projetos audiovisuais principalmente na área de criação, pesquisa, produção e direção. Há 4 anos fundou e se tornou presidente da Associação Cultural Animazeepo! de Produtores e Realizadores de Animação Cinematográfica de JF onde desenvolve novas aplicações da imagem em movimento com as artes plásticas. Em dezembro de 1999, foi premiado no Concurso Nacional de Roteiros Inéditos de Longa Metragem, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), com o roteiro "Desamor". Ainda em seu currículo quatro curtas-metragens: "Relações Modernas" (1996); "Vertigem" (1998); "Calçadão - Onde de Tudo Acontece" (2001); "O Fio e a Cidade" (2001); "Verdade ou Conseqüência" (2002).
As inscrições já estão abertas. Os interessados em participar do curso devem procurar a secretaria do Centro Cultural Pró-Música, na Avenida Rio Branco, 2329 até dia 22 de fevereiro. Horário de 9h às 12 e das 14h às 18h. O valor do curso é de R$ 180,00 à vista ou 2x R$100,00. As aulas começam no dia 23 de fevereiro e terminam no dia 28.

(Jornal do Pró-Música, número 131, de fevereiro de 2002)

Nenhum comentário: