27 setembro 2005

Consolidação de um evento

Primeiro Plano prepara sua 4ª edição
Que o cinema brasileiro aos poucos está retomando sua importância no mercado e, com isso, está surgindo uma nova geração de realizadores talentosos, todo mundo já sabe. O problema é o pequeno espaço oferecido aos estreantes que, em regra geral, têm dificuldades de conseguir financiamentos – mesmo através de leis de incentivo – e de apresentar suas obras ao público. Justamente por isso, a cada edição realizada, o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora – conquista um maior destaque no circuito de eventos cinematográficos realizados no país.
Criado exclusivamente para estimular e divulgar a nova geração do cinema brasileiro, o festival fará no segundo semestre a sua quarta edição – que dessa vez contará com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além da Lei Rouanet. Desde sua fundação, o Primeiro Plano já exibiu mais de 160 filmes, entre eles brasileiros e latino-americanos, dos quais 55 deste total em caráter de competição. Além de usufruir das salas de cinema de Juiz de Fora, o evento conta ainda com exibições ao ar livre, como no parque Halfeld e na praça Antônio Carlos. “Tivemos três edições de sucesso e conquistamos reconhecimento do meio cinematográfico. Já percebemos que é verdadeiro o nosso slogan: o futuro do cinema nacional tem que passar por Juiz de Fora”, afirma o cineasta e fundador do festival Franco Groia.
Segundo ele, o único problema é a falta de recursos. “Esperamos que grandes empresas se juntem a nós, para ampliarmos a visibilidade que o festival pode oferecer aos jovens talentos que apresentam suas produções em Juiz de Fora”, diz.

(Jornal "O Tempo", de 22 de fevereiro de 2005)

Nenhum comentário: