23 setembro 2005

Dia Municipal do Cinema de Juiz de Fora sai do papel


Dia do Cinema sai do papel.

Depois de mais de três anos, prefeitura regulamenta o Dia Municipal do Cinema, a ser celebrado no aniversário de João Carriço.
Depois de três anos, seis meses e catorze dias, a Prefeitura regulamentou o Dia Municipal do Cinema na última terça-feira, em publicação nos Atos do Governo. A partir de 2006, o dia de 27 de julho, que já fazia parte do calendário oficial do município, vai contar com mostras e exibições de cinejornais de João Carriço, pioneiro do audiovisual, e de trabalhos dos alunos das faculdades de Cinema e Comunicação da cidade.
Surgido a partir do interesse da classe cinematográfica local, o projeto de lei que instituiu o dia foi proposto pelo atual Secretário de Política Social, Barbosa Júnior, na época vereador pelo PMDB, e sancionado em 06 de março de 2002 pelo então prefeito Tarcísio Delgado. O documento oficializava a data de nascimento de João Carriço como o Dia Municipal do Cinema e garantia desenvolver "eventos culturais voltados para a produção cinematográfica local, com vistas a incentivar esta atividade". E no artigo 5. garantia: "O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de sessenta dias após sua publicação".

(Jornal "Panorama" - 23 de setembro de 2005)

Nenhum comentário: