23 setembro 2007

Movimento Contemporâneo

Performances e reflexões sobre o universo da dança

“Um momento para discutir linguagens contemporâneas inseridas na dança.” É assim que a diretora da Ekilíbrio Cia. de Dança, Christine Silmor, define o Movimento Contemporâneo, que, este ano, está em sua segunda edição e se desenvolve a partir do tema “A construção de linguagens artísticas fora dos grandes centros”. O evento, direcionado para artistas, produtores, terapeutas e apreciadores da dança em geral, teve início ontem e continua hoje com apresentações performáticas e debates gratuitos, no Teatro do Pró-Música. Para a entrada, pede-se apenas a doação de um material de limpeza ou higiene.

A sessão de performances e espetáculos de dança será realizada das 19h30 às 21h30 e terá a participação de sete grupos de Juiz de Fora. Do Rio de Janeiro, virá a Cia. Eu com Ela, apresentando “Mana tão longe tão perto”, e de São Paulo, a Cia. de Dança Ame, com o show “Quem colabora em ou participa de outrem”. Entre as criações de companhias locais, o público poderá conferir “Pedaços de mim”, do Espaço de Dança JF, “Territórios”, da Voz do Corpo, “Trêmula”, da Y Cia. de Dança, e “60”, da Inércia Zero, além de “Mudança”, de Soraia Ramos, “À la table”, de Lia Mota, e “4’33”, de Raíssa Ralola.

Segundo Christine Silmor, a intenção é promover uma troca de linguagens e apresentar à cidade o que os grupos locais e de grandes centros, como Rio e São Paulo, têm pesquisado em termos de dança contemporânea. Ela afirma que esse movimento de pesquisa e prática está apenas começando em Juiz de Fora, e a expectativa é fazer este evento crescer a cada ano.

Ela defende a interação entre todas as formas de manifestação artística e considera que, atualmente, quem trabalha com arte deve saber utilizar os elementos tecnológicos disponíveis. E é sobre esse assunto que os convidados da mesa de debates deste sábado vão discutir, hoje às 21h30. Edson Leão falará sobre a perspectiva da música, Giovane Aguiar fará colocações sobre a dança, Marcos Marinho abordará aspectos do teatro e Franco Gróia responderá sobre questões relacionadas ao audiovisual. A mesa será mediada pelos filósofos Maria Helena Falcão e Thiago Adão Lara.

(Fonte: TM de 22 de setembro de 2007)

Nenhum comentário: