25 setembro 2005

JF estréia no Festival de Gramado com curta-metragem


Cinco amigos se reencontram em sua cidade natal depois de anos separados e, numa brincadeira, o passado de cada um e suas relações amorosas são colocados à prova. As verdades, mentiras e as conseqüências dos atos desses amigos são o tema da primeira produção cinematográfica juizforana a participar do Festival de Cinema de Gramado, em agosto de 2002.

O filme "Verdade ou Conseqüência" foi selecionado para a mostra competitiva de curtas-metragens na categoria ficção 16 mm. As filmagens foram realizadas em Juiz de Fora em dezembro de 2000. Do início das gravações até a finalização dos trabalhos passou-se um ano e quatro meses. Os locais utilizados pela direção foram represa São Pedro, rodoviária e bairros Borboleta e São Pedro. Ao todo, 18 pessoas, entre atores e técnicos, participaram da produção. Segundo o produtor executivo do filme, Franco Groia, os custos ficaram em torno de dez mil reais, sem contar com patrocínio e apoio. Ele destaca que todos os atores que participaram das gravações abriram mão do cachê para que o filme pudesse ser realizado. A estréia foi no 7º Festival Brasileiro de Filmes Universitários, na Universidade Federal Fluminense, em maio de 2002. A próxima exibição pública está marcada para o dia 15 de agosto, no festival de Gramado. Logo em seguida, o filme segue para o 13º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, sendo exibido nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto.

A idéia surgiu de uma conversa entre dois dos roteiristas do filme, Aleques Eiterer e Flávio Magalhães. Flávio falava sobre como seria reencontrar seu primeiro amor, que ele não via há vários anos. A partir daí, eles começaram a trabalhar a idéia do reencontro de amigos de infância que não se viam há muito tempo. A história gira em torno do personagem principal que chega a Juiz de Fora e revê seus amigos que também foram embora da cidade. Em um bar onde estavam reunidos, um deles sugere que os cinco participem de uma brincadeira chamada verdade ou conseqüência. O grupo aceita e, no decorrer das perguntas que são feitas uns aos outros, as máscaras vão caindo e fatos chocantes sobre os participantes vão vindo à tona. Quem assistir ao curta juizforano poderá perceber influência da cinematografia iraniana, que Aleques considera interessante por trabalhar questionamentos profundos em histórias simples. Para ele, também é possível notar uma analogia com o universo de Nelson Rodrigues quando o roteiro trabalha questões como homossexualismo e incesto, fazendo uma espécie de "raio-x" da sociedade. Aleques Eiterer é aluno do curso de cinema da UFF e já escreveu e dirigiu outros dois curtas: "Livro" e "Vestido Dourado".
Apesar de já estar sendo apresentado em outras cidades e em festivais importantes, "Verdade ou Conseqüência" ainda não tem previsão para ser exibido em Juiz de Fora. Franco Groia afirma que os produtores estão esperando primeiro um bom retorno fora da cidade. O produtor considera importante a exibição nos festivais, pois estes eventos são as grandes vitrines para os curtas. Segundo ele, as expectativas para Gramado são as melhores possíveis, mas o importante é ir sempre com o "pé no chão". O produtor acredita que a visibilidade que o filme passa a ter em Gramado é fundamental. A partir daí, fica mais fácil o retorno de mercado e novas produções já podem ser estudadas. Além disso, o curta pode provar que o investimento na cultura é válido.

De acordo com Franco, o próximo passo, depois de "Verdade ou Conseqüência", é trabalhar na consolidação das políticas no setor cinematográfico. Ele luta para que exista uma legislação municipal efetiva no sentido de promover, divulgar e distribuir os filmes feitos na cidade. Franco ainda diz que este curta é resultado de todo um trabalho que começou em 1998 com o filme "Calçadão". "Ele é fruto da luta pela existência de uma política de sustentabilidade das produções cinematográficas na cidade. O cinema mineiro existe e não fica só na capital. Nós, produtores, diretores e roteiristas da cidade, batalhamos muito para que cada vez mais se entenda que um trabalho bem estruturado pode dar frutos diversos e positivos".
(Portal Terra, Cidade Virtual JF, dia 12 de agosto de 2002)

Nenhum comentário: